Notícias / Eventos

Notícias Jurídicas

STJ muda posição sobre honorários de sucumbência em Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica

Cível Empresarial

21 de setembro de 2023

Em julgamento do último dia 12 de setembro, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) alterou entendimento prévio da Corte Especial do Tribunal e decidiu que é devida a fixação de honorários de sucumbência em Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica, quando houver a sua rejeição.

No Recurso Especial nº 1.925.959/SP, que submeteu a controvérsia ao STJ, o questionamento incluiu casos em que é apresentada resposta pelo requerido, e considerou o entendimento de que o art. 85, § 1º do Código de Processo Civil (CPC) conteria rol taxativo das hipóteses em que são devidos os honorários de sucumbência, que não inclui os incidentes dessa natureza.

A decisão de 1ª instância rejeitou o incidente e deixou de fixar honorários de sucumbência. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu de forma diferente, entendendo que a instauração do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica motivou a constituição de advogado pela parte passiva, para que pudesse se manifestar, nos termos do art. 135 do CPC.  

Foi entendido ainda que, mesmo que tenha natureza incidental, o incidente representa uma nova disputa, com citação da parte passiva e apresentação de causa de pedir e pedido diversos da controvérsia original. Isso resulta em uma nova pretensão, o que, de acordo com o TJSP, justificaria a fixação de honorários de sucumbência em caso de rejeição do incidente.

A decisão da Terceira Turma do STJ cria agora importante precedente, já que mudou o entendimento de março de 2017 da Corte Especial do Tribunal que, ao julgar o EREsp 1.366.014/SP, determinou que não eram cabíveis honorários de sucumbência nos incidentes processuais, exceto nos casos em que ocorresse extinção ou alteração substancial do processo principal. Com base nesse posicionamento anterior, o entendimento unânime das Turmas do STJ até agora era o de não ser admitida a fixação de honorários no Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

Até a publicação desta nota, o acórdão do REsp 1.925.959/SP ainda não havia sido disponibilizado pelo Tribunal.


O Direito levado ao mais alto nível, para oferecer soluções seguras e eficientes a empresas e empresários.