Notícias / Eventos

Notícias Jurídicas

São Paulo afasta definitivamente a exigência do ISS em relação ao CPOM

Tributário

03 de março de 2022

O Conselho Municipal de Tributos (CMT) de São Paulo aprovou súmula que afasta a retenção e recolhimento do ISS no âmbito do Cadastro de Empresas de Fora do Município (CPOM), consolidando jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo fixou entendimento, em sede de repercussão geral, reconhecendo a inconstitucionalidade do artigo 9º da Lei Paulistana nº 13.701 de 2003 e vedando a retenção do imposto em relação a prestadores de serviços localizados em outros municípios caso não estejam cadastrados no território do tomador (RE n° 1.167.509).

A Súmula 08 do CMT, publicada no Diário Oficial da Cidade em fevereiro de 2022, pacificou a posição adotada pelo STF, que reconhece a ilegalidade da retenção na fonte do ISS nas circunstâncias citadas. Com isso, conforme a alteração realizada no artigo 9º-A da Lei 13.701 de 2003 – promovida pela Lei n° 17.719/2021 – e a publicação da referida súmula, São Paulo afasta definitivamente a obrigação do contribuinte de outro município realizar o cadastro no CPOM, nos termos do artigo 44-A da Lei Municipal SP nº 14.107 de 2005, que dispõe sobre a edição de súmulas vinculantes.

No entanto, isso não impede que a Prefeitura de São Paulo realize, por outras vias, o controle dos serviços tomados e a incidência do ISS sobre estes.

O Direito levado ao mais alto nível, para oferecer soluções seguras e eficientes a empresas e empresários.