Notícias / Eventos

Notícias Jurídicas

Provável modulação de efeitos da inconstitucionalidade do ICMS sobre transferências de mercadorias

Tributário

14 de janeiro de 2022

A incidência do ICMS nas transferências de mercadorias, em que pese inconstitucional, deverá ser mantida pelo STF até a data da modulação dos efeitos da decisão proferida na ADC 49. O Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 49, decidiu que não incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas transferências de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, mas apesar de 8 ministros votarem a favor de manter a cobrança do tributo pelo menos até 31 de dezembro de 2021, o processo foi retirado do julgamento virtual e será reiniciado em sessão presencial.

Apesar da jurisprudência já ter se pacificado neste sentido há algumas décadas, o julgamento causou insegurança jurídica aos Estados e aos contribuintes ao suspender a aplicação de regras estruturais do ICMS, baseado na incidência para operacionalização da transferência de créditos entre estabelecimentos.

Fato é que o desenho de um novo modelo de tributação do ICMS não é tarefa fácil. A complexidade do imposto, as disputas entre os Estados e, ainda, a necessidade de garantir os direitos dos contribuintes, são elementos que praticamente exigiram a modulação dos efeitos da decisão proferida na ADC 49. E parece que esta necessidade de tempo havia sido sentida, em maior ou menor grau, pelos 8 ministros que tinham manifestado votos: todos no sentido de se atribuir eficácia prospectiva à decisão de inconstitucionalidade de dispositivos legais vinculados à incidência do ICMS na transferência entre estabelecimentos.

A fim de afastar a insegurança jurídica e propor uma nova sistemática de tributação que seja neutra quanto à posição dos contribuintes, os Estados passaram a se reunir no âmbito do CONFAZ, com a participação de representantes dos setores econômicos afetados, mas consenso não foi obtido para a reformulação da estrutura do imposto estadual. Por tal razão o julgamento foi interrompido e será reiniciado em razão de pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes.


Todos os 8 ministros que votaram entenderam que a modulação dos efeitos era necessária, apesar de divergirem sobre qual momento do futuro deveria ser o marco temporal. É esperado que, ao retomarem o julgamento em sessão presencial e considerando toda a dificuldade de reestruturar o modelo de tributação do ICMS, agravada pelo ano eleitoral, os entendimentos por uma modulação de efeitos pró-futuro ainda sejam mantidos. Com isso, o termo inicial da eficácia da decisão da ADC 49 provavelmente vai ser postergada para o exercício de 2023. Isso, espera-se, preservando-se os direitos dos contribuintes em contenciosos administrativos ou judiciais.

Ou seja, embora tenha sido postergada a definição do tema no STF, a perceptível preocupação dos ministros com a modulação dos efeitos advindos da declaração de inconstitucionalidade permite concluir que os Estados terão tempo para propor uma reestruturação do modelo de tributação do ICMS, preservando os direitos dos contribuintes.


Clique aqui:

O Direito levado ao mais alto nível, para oferecer soluções seguras e eficientes a empresas e empresários.